Seguidores

21 de março de 2016

COMPORTAMENTO DAS PESSOAS



Algumas vezes, observar o comportamento das pessoas é o único modo de se descobrir alguns traços da personalidade.
Como nos relacionamos com o faxineiro da faculdade, com o empregado do supermercado, com o caixa do banco, com o frentista do posto de gasolina, com o garçom do restaurante e com qualquer outra pessoa que encontremos? Olhamos feio para o ajudante de garçom que esbarrou em nós ao servir a água? Tratamos de forma rude o funcionário que trouxe o retro projetor com atraso? E ao mesmo tempo despejamos charme e graça para as pessoas em volta, que obviamente consideramos importantes e dignas de nossa atenção e de nosso bom humor? Somos agradáveis quando isto nos favorece? Somos do tipo que sempre escreve bilhetes de agradecimento e enviamos cartões desejando melhoras de saúde, ou damos presentes? Olhamos bravos para a funcionária que está tendo problemas com a caixa registradora, ou lhe damos um sorriso reconfortante?
Pessoas verdadeiramente gentis, com consideração e confiantes não tratam os outros de um modo muito diferente de acordo com seu estado de espírito ou de sua percepção do que alguém possa fazer por ela. Portanto, se observarmos como nós e como alguém age com as pessoas no cotidiano, poderemos ter uma ideia bastante boa a respeito do modo como agimos e do modo como a pessoa agirá com você quando seu relacionamento estiver mais estabelecido.
Somos calorosos e afetuosos? Somos críticos e tensos? Somos pacientes ou temos pavio curto? Somos honestos? Por que deveríamos acreditar que alguém que mente para os outros quando lhe é conveniente ou favorável não iria se comportar do mesmo modo conosco? Se alguém é desonesto com você, fará tudo para disfarçar esse fato.
Mas, surpreendentemente não se dará ao trabalho de esconder sua desonestidade para com os outros. É como se a desonestidade não importasse se fosse dirigida para outra pessoa. Não seja tolo a ponto de pensar que você é tão diferente e especial que ninguém iria sonhar em enganá-lo. Uma pessoa será exatamente tão desonesta com você quanto é com os outros.
Falar é fácil. Se possível àquilo que é dito deve ser confirmado pelas ações. Mas por favor, antes que você comece a avaliar as pessoas a sua volta, antes de avaliar qualquer ação, assegure-se de que não existem circunstâncias exercendo pressão. As pessoas normalmente fazem escolhas com base naquilo que desejam, precisam ou valorizam, mas às vezes elas agem movidas pelo medo, raiva, falta de informação ou sob pressão. Se responsabilizar alguém por suas escolhas, sem levar em conta as circunstâncias, você pode fazer um julgamento severo demais, ou mesmo totalmente errado.

_Café Espiritual__

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Deus é Vida!